Conteúdo principal

Espaço e Espaço e Informação Geográfica

Edição: 473 | Texto por: Coronel Navegador Carlos Páscoa

O Espaço tem vindo a ter cada vez maior importância nas atividades das organizações, civis e militares, pelas capacidades que aporta. As várias entidades, estatais e privadas, estão a dar grandes passos neste domínio, designadamente na utilização de satélites. Este artigo descreve sucintamente:

i) os passos que países e organizações estão a dar no domínio do Espaço;

ii) a caraterização dos elementos que definem a órbita de um satélite;

iii) as formas de criação de sinergias na trilogia Espaço-Operações-Informações pela utilização de informação proveniente dos satélites em Sistemas de Informação Geográfica (SIG);

iv) a utilização de sítios online para simulação de cenários no Espaço.

 

O domínio do Espaço, outrora um campo meramente científico e de exploração, tornou-se fundamental e estratégico para a sociedade atual e para o mundo moderno, com inúmeras atividades diárias a dependerem das suas aplicações, incluindo fins meteorológicos, observação da Terra (crucial para monitorização ambiental e alterações climáticas), comunicações, navegação e posicionamento, e investigação científica. Mais especificamente, é crucial para Estados e organizações internacionais que desenvolvem e lançam objetos espaciais de dupla utilização, ou seja, para fins civis e de Segurança e Defesa, utilizando, entre outros, satélites de comunicação, reconhecimento e navegação, que reforçam as suas capacidades operacionais. Para Portugal, a exploração do domínio espacial é um imperativo e uma extensão natural do ambiente de Segurança e Defesa nacional, expandindo a capacidade de monitorização e proteção do território e do Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente (EEINP). Os serviços de satélites podem ser divididos em cinco grandes áreas: Posicionamento, Navegação e Referência Temporal (PNT); Comunicações por Satélite (SATCOM); Space Surveillance Awareness/Tracking (SSA/SST); Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR); e Monitorização ambiental.

 

Assine e descobra o artigo completo